05 DE FEVEREIRO
DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA

05/Fev/2023 - 08:00

No dia 5 de fevereiro é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Mamografia, data instituída pela Nº 11.695, de 12 de Junho de 2008 e visa conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo de mamografia, meio utilizado para prevenção, detectando e diagnóstico do câncer de mama não-palpável.

Apoie a luta contra o Câncer de MamaUma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia revelou que a cobertura total de rastreamento mamográfico na população feminina no Brasil ainda é baixa. A recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde é que o rastreamento realizado por exame de mamografia deve ser iniciado anualmente a partir dos 40 anos, podendo ser realizado antes, em casos em que a mulher tenha familiares que apresentaram câncer de mama, sendo sua periodicidade recomendada de ano em ano.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração, por meio do Secretário Alexey da Cunha Oliveira, alerta a toda a população, em especial às servidoras municipais para que busquem informações acerca da temática e ressalta a importância da observação das mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias, haja vista que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, pois dessa forma é possível aumentar as chances de curas e o diagnóstico precoce, proporcionando, maiores chances a mulheres para venceram a doença.

Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade

Núcleo de Comunicação/SEMAD

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI