FEVEREIRO ROXO LARANJA
Mês de combate ao Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia

10/Fev/2023 - 12:24

O mês de fevereiro possui duas cores que identificam a campanha de combate ao lúpus, fibromialgia, Mal de Alzheimer e leucemia, através das cores roxo e laranja.

O Fevereiro Roxo visa a conscientização sobre o Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. Já o fevereiro laranja, tem como objetivo principal conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

Luta contra Lúpus, Alzheimer e FibromialgiaO que as duas campanhas têm em comum é que ambas visam alertar e conscientizar a população sobre a importância de conhecer mais sobre os sintomas, haja vista que reconhecer o problema em seus estágios iniciais, colabora para que o paciente possa receber o tratamento adequado e tenha maior qualidade de vida.

O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune que atinge múltiplos órgãos e tecidos, como a pele, as articulações, os rins, o cérebro e em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. No Brasil, estima-se que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres

A Fibromialgia é um problema reumático caracterizado por dores musculares crônicas, que podem evoluir para manifestações de cansaço, depressão, ansiedade e alterações intestinais e afeta 2,5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas.

O Mal de Alzheimer, por sua vez, é um transtorno neurodegenerativo que tem uma evolução lenta e progressiva, e geralmente afeta pessoas com mais de 65 anos. No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de deterioração progressiva das funções cognitivas, como o Alzheimer, sendo que 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Luta contra LeucemiaA Leucemia é um tipo de câncer que tem seu início na medula óssea, local de fabricação das células sanguíneas e nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), só em 2020, o Brasil teve 10.810 novos casos de leucemia, um aumento de 31,8% em relação aos 7.370 de 2020, atingindo 5.920 homens e 4.890 mulheres.

A Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, alerta aos servidores municipais acerca da temática, com o fito de promover conhecimento acerca das doenças discutidas durante o mês de fevereiro e alertando ao entendimento sobre a prática do auto-cuidado e importância da prevenção, proporcionando maiores condições de cura e tratamento, por meio do diagnóstico precoce.


Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade

Núcleo de Comunicação - NUCOM/SEMAD

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI