02 DE ABRIL
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO

04/Abr/2023 - 08:54

O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data criado em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018, sendo voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos, apresentando diferentes graus, classificados de leve à grave.

Abril Azul - Mês alusivo a conscientização do AutismoDe acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA, além de ser observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

Vale ressaltar, que no ano de 2020, foi sancionada a Lei Nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e ficou conhecida como Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tal iniciativa, pessoas com TEA terão direitos a uma carteira de identificação, terá a garantia da atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, para esse público.

A SEMAD - Secretaria Municipal de Administração reconhece a importância da data, a relevância do debate social sobre o TEA e concluiu que o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é um momento para se refletir e entender melhor sobre esse transtorno, sendo tal discussão a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam a temática, as quais são individuos que apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

Texto: Tony Padilha
Arte: Jéssica Andrade

Núcleo de Comunicação - NUCOM/SEMAD

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI