DOAÇÃO:
Dia Mundial do Doador de Sangue

14/Jun/2023 - 13:12

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Última ação da campanha contou com a adesão de mais de 32 servidoresUm suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. Por isso, a Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, designou um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Além de incentivar novos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir. Por meio da campanha, mais e mais pessoas são convidadas a se tornarem salvadores, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.

Pensando na importância desta causa, a Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, criou a Campanha “Sou Servidor e Doo Sangue com Amor” em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – FHEMERON e vem mobilizando desde o ano de 2021, os servidores municipais, bem como os munícipes, a fazerem suas doações em prol deste ato de amor ao próximo.

O sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente: somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão. Quem puder, faça a sua parte, salve vidas!

Texto: Jéssica Andrade
Capa/Foto: Jéssica Andrade/ Arquivo SEMAD

Núcelo de Comunicação - NUCOM

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI